sexta-feira, 29 de abril de 2011

Parto Sem Dor - você também pode! Trecho do livro 2


A Primeira Gravidez

"A primeira gravidez é sempre a que carrega maiores surpresas e expectativas, pois ainda desconhecemos as sensações que acompanham esse período. Por mais que possamos ler a respeito, sentir estes sintomas é uma experiência única e nova que nosso corpo ainda desconhecia.
É na primeira gravidez que você, ao ter seu filho ou filha, vivenciará o desligamento da individualidade. Em uma sociedade que idolatra tanto a individualidade, essa mudança é um sentimento que pode assolar e tirar totalmente o seu foco de deslumbramento com a gravidez e seu bebezinho.
Muitas mulheres sentem depressão no pós-parto. Eu mesma a senti, ainda que mesclada a muito amor, e a associo ao despreparo para a doação, para a perda da individualidade, para o ser uma família e não mais uma pessoa que simplesmente vive a vida de acordo com suas necessidades e obrigações pessoais.
O modelo de família atual já prepara as pessoas para serem assim, principalmente em famílias de maior poder aquisitivo. Cada um vive sua individualidade, sob o mesmo teto. É uma forma triste de viver, que traz pouco enriquecimento pessoal e exercício do amor. Pessoas criadas assim dificilmente percebem as necessidades e dificuldades de outras pessoas, e não raramente desenvolvem distúrbios psicológicos provenientes da solidão e da ausência de amor.
Embora estejamos rodeados por mulheres que foram mães, não nutrimos a cultura de passar esse conhecimento adiante e nem de buscá-lo antes de vivenciá-lo. Acredito que assim como devíamos ser melhor preparadas para o relacionamento com o sexo oposto, deveríamos também ser preparadas para ser mães, ainda que com a liberdade de escolha de outros caminhos.
A escola também deveria se mesclar mais com a vida, com o ensino de valores humanos e menos conhecimento teórico, já que muitas famílias não se ocupam mais desse papel.
Portanto, se for sua primeira gravidez, procure saber um pouco mais com suas ancestrais ou com mulheres que admira. O que sentiram? Como lidaram com esses sentimentos? O que esperar de um recém-nascido?..."
 Extraído do livro "Parto Sem Dor: Você Também Pode!"
Autora: Maria do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário