quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vida sem empregada - Minha rotina e disciplina

Algumas pessoas comentaram que meu post sobre vida sem empregada foi útil e, como o assunto é muito mais extenso e envolve uma vida inteira, resolvi partilhar mais vivências:
Outro dia fiquei com a perna machucada e não podia fazer nada, e agora??? Pensei comigo, foi tudo por água abaixo, serão dias sem pode fazer nada e depois vai tudo se acumular e voltarei a viver caoticamente, naããão!!! Calma, respira, vamos lá...
Neste momento pude verificar o quanto é importante que todos estejam conscientes de que a casa é um ambiente coletivo e que cuidamos todos de um lar, se agora os adultos cuidam mais por amor aos pequenos, não significa que este papel não possa se inverter caso aconteça algum imprevisto, respeitando-se o limite de idade, tempo e capacidade de cada um. Deleguei o que tinha que ser feito, uma vez que, pelo menos por enquanto, eu sei mais isso do que os outros "participantes" do lar. Vi o que não precisaria ser feito por enquanto e, em algum tempo a casa ficou arrumada, a comida pronta e, mesmo com alguma baguncinha aqui e ali, foi possível manter a ordem. Fiquei dois dias assim e deu tudo certo apenas por dois motivos: união e disciplina.
A vida é cheia de imprevisto e este post tem a ver com continuidade. Perceber o caos, tentar mudar, fazer uma geral é relativamente fácil, mas manter as coisas arrumadas, sem tralhas ocupando lugares, as coisas limpinhas sem ter que estar tudo no caos de novo para ter coragem para ir lá e fazer alguma coisa é onde está o desafio, e o objetivo também.
Acho que só consegui, de fato, quanto compreendi na pele o quanto eu e minha família somente temos a ganhar com isso, pois a bagunça na casa gera bagunça interna e vice-versa, afinal, quem não quer ser dono de si mesmo?
A disciplina da constância exige acordar a cada dia e fazer, não como um robô, mas com a compreensão da liberdade real que é estar com tudo em ordem.

Algumas coisas úteis que funcionam para mim:

- Sem a empregada, ou somente com faxineira, sobra mais dinheiro, certo?
Para quem tem filhos é uma ótima oportunidade de partilhar em família um dinheiro que, se todos colaborarem, volta para a própria família com ganhos adicionais de uma casa mais gostosa de se viver.
- Guarde quase nada, nós realmente precisamos de muito menos do que achamos. O que estiver usando em uma estação é o que precisa. Casacos, provavelmente irá usar seu preferido e algum mais chique, os outros vão ficar acumulando mofo, isso serve para toalhas, utensílios, enfim, tudo, que terá que manter limpo ou ver se acumulando todos os dias. A vida já é difícil o suficiente, se chega em casa e não consegue descansar por conta da bagunça, onde irá sentir alívio? Portanto, livre-se do apego e doe as coisas que não usa, mesmo as que já usou e amou, amará outras coisas, com certeza e sempre irá comprar mais.
- Crianças: eduque-as a valorizar o que tem sim, mas não a se apegar a tudo. Sabe aqueles quartos de criança cheios de brinquedos, muitos intocados até que fiquem adultos? Para que? Uma regra simples: ganhou um, doe outro, guarde somente algumas poucas lembranças, mesmo assim, por mais amor que signifiquem, não deixará de amar a pessoa que deu por isso.
- Comida: comer saudável é essencial, eu acabo congelando muita coisa para não ter que, todo dia, preparar uma refeição inteira, portanto, como já disse antes, tudo o que cozinhar, cozinhe a mais, sempre vai comer algo fresquinho, mas tudo, haja disposição.
- Louça: não aleja ninguém lavar a louça que usou e guardar o que comeu no lanchinho, educação meu povo, afinal, podemos morar fora do país e em nenhum lugar são tão burguesinhos quanto aqui.
- Manutenção: quando a gente mesmo cuida das coisas percebe o quanto repete coisas desnecessariamente, por exemplo, arrumar um quarto inteiro todos os dias com roupas jogadas no chão e tudo fora do lugar é realmente uma grande tarefa, mas se perceber que vc mesma faz isso, vai ver que, se colocar no lugar o que tirar, fica super fácil arrumar, coisa de minutos.
- Faxina: eu tinha até medo de faxinar. Atualmente tenho uma rotatividade de ambientes e nunca deixo ficar muito sujo ou muito bagunçado para faxinar de novo. Se não tiver como faxinar tudo em um dia, faça um cômodo por dia e mantenha voltando a ele pelo menos uma vez por mês para dar uma geral, gastará menos da metade do tempo e a sensação de alívio é enorme.
- Divida com todos, não há nada pior do que se sentir uma sobrecarregada sem vida própria cuidando de todo mundo, pelamordedeus, ainda mais se não trabalha fora a coisa fica escravizante para o lado da mãe. Se o marido trabalha fora, tente lembrá-lo de que, se não morassem juntos, ele continuaria tendo que cuidar das coisas, ou seja, não faz sentido algum se casar para ter alguém que cuide de tudo para ele e nem precisa ser uma briga ou motivo de mágoa, a divisão é amor;
- Encontre o seu caminho perfeito. Nenhum exemplo vale mais do que a vivência pessoal. Existe um jeito possível para você e é procurando-o, perseverando no que viu que já funcionou que vai conseguir encontrar seu jeito perfeito de viver e cuidar de seu cantinho.
Se eu, com cinco filhas pequenas e médias (rsrsrs) e sem os pés consigo, com certeza absoluta todo mundo consegue.


Minha rotina
 

Segunda-feira
Ponho a roupa na máquina de lavar e arrumo a casa sem maiores detalhes, recolocando as coisas nos lugares. Geral na cozinha, que é um caos na segunda, enquanto cozinho 1kg de feijão. Panos de chão  e tapetes de molho, panos de prato também e, se der tempo, coloco outra leva de roupas para lavar enquanto faço o almoço.

Todos ajudam de tarde arrumando suas coisas, a cozinha após o almoço e pendurando as roupas lavadas.
Entre cinco e seis da tarde: A família unida dá uma rápida arrumada catando tudo, lavando as louças acumuladas e varrendo (uns 30min todos os dias).



Terça
Roupa para lavar (pois aqui em casa a quantidade é enorme), arrumar e varrer a casa retirando as coisas do chão e passando um paninho úmido com álcool em cima dos móveis. Passar pano de chão na casa sem precisar arrastar os móveis (só em dia de faxina). Lavar panos de chão e de prato de molho do dia anterior. Cozinha e almoço (lembrar de cozinhar algo em maior quantidade para sempre ter no outro dia).

Lavar privada, pia e passar pano no banheiro.
Neste dia começa a sobrar tempo, sempre dá para ver algum programa, entrar na internet ou trabalha em algo no intervalo.

Tarde: dobrar as roupas enquanto assiste tv (rsrsrsrs), separar e cada um guarda as suas, organizando os respectivos armários. Os outros participantes seguem fazendo as respectivas partes de manutenção, organização da cozinha após o almoço, cuidar das próprias coisas, manter e arrumar diariamente antes de estarem com sono.



Quarta
Se ainda tiver roupa para lavar, colocar para lavar. Uma semana sim, outra não, retirar toda a roupa de cama e lavar. Varrer e arrumar a casa (esta parte será bem rápida hoje). Varrer e organizar varanda ou lugares que não se vai muito (despensa, etc) e catar coisas em volta da casa. Fazer lanches para a semana toda (faço pães, bolos e tal). Cozinha e almoço.
Tarde - igual a terça exceto pela arrumação do armário.



Quinta
Tirar todas as toalhas e colocar para lavar. Varrer e arrumar a casa sem grandes detalhes.
Lavar o banheiro (pode ser de tarde) e varanda.
Crianças arrumar brinquedos.
Tarde: como na quarta.



Sexta
Geralmente faço uma comida para o fim de semana para não ter que cozinhar muita variedade no sábado ou domingo: torta, pizza ou algo assim. Arrumar, varrer e passar pano caprichado no chão da casa toda.
Limpar privada e pia verificando toalhas de rosto e papel higiênico.
Manter a casa à tarde e arrumar no fim do dia.   :)

Sábado

seguir o fluxo do dia, procurando manter a ordem coletivamente e nunca sair deixando tudo muito desorganizado.



Domingo
Dia fora do eixo para todo mundo, afinal, quem aguenta não ter um dia sem arrumar cama? Só procuramos não deixar tudo muito bagunçado senão sobra para nós mesmos na segunda.

Complementação da rotina



Filtro: lavar 1 x por semana com sal ou açúcar (por dentro) e por fora normalmente.

Lixo: tirar sempre que encherem, lavando os vasilhames e separar orgânico do seco (consciência gente!)
Toalhas: Lavar todas 1x por semana - de rosto trocar a cada 2 ou 3 dias.
Roupa de cama: a cada 15 dias
Cobertores: lavar a cada 3 meses ou quando precisar - colocar ao sol, juntamente com os travesseiros durante a faxina

Faxina: 1 x por mês para ser mais rápida e não acumular nada (nem barata ou ratos)
Passar roupa: me recuso! Pendurando direito e dobrando direito só vai precisar passar o que for estritamente necessário, ou seja, quase nada.

Produtos de limpeza: eu já utilizo sal, bicarbonato, vinagre, óleos essenciais e limão em substituição a diversos produtos químicos e estou super satisfeita pois, além de ser mais ecológico, é mais barato e não tenho mais problemas de infestação de baratas ou formigas, sério. Prometo fazer um post somente sobre esta parte, uso há mais de um ano e afirmo, funciona muito bem.



Bem, espero que tenha ajudado, pois sempre procuro post com exemplos de rotinas e são pouco explicados, procurei dar mais um pouco de detalhes para que possam se inspirarem para criar seus próprios.


Beijinhos e até breve!
Maria do Sol

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sol amei esse post ! Agora que estou aprendendo mais sobre estas vivências e experiências domésticas, quero mesmo que seja uma rotina menos desgastante, e se puder que seja mais divertida! A importância da conscientização de que a casa é um ambiente coletivo e portanto os deveres são de todos, isso acho que é fundamental, hehe .. uma ajuda que nos , influencia em outros estados, atos e situações favorecendo com a total disciplina, organização, e planejamento ! Em relação ao desapego, estou tentando, haha, afinal, menos é mais ! Estarei na expectativa do post prometido sobre os produtos de limpeza, estou interessada em aprender mais sobre este método mais ecológico e barato ! Amo vc's !

    ResponderExcluir
  3. Que bom Debrinha, fico super feliz por estar colaborando com sua vida, com certeza tem um longo caminho para a vida inteira, portanto, quanto mais cedo dominar, melhor! Vou postar sim o dos produtos em breve. Grande abraço! Também os amamos!

    ResponderExcluir
  4. AMEI...Ainda estou lutando com as roupas...rsrs.
    Mas uma coisa é certa, disciplina e organização é tudo de bom, um dia achei careta, hoje chamo de praticidade e amor...Detalhe a parte sobre as crias e seus brinquedos...Disse tudo, cuidar sem apego, colaboração para que todos tenham tempo pra se curtirem e fazer o que gostam...Lindos...Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olà!
    Conheçi seu blog pelo grupo de homeschool no Brasil. Sou francesa e mãe de 3 crianças, que eu tb ganhei em casa. Morro no Brasil ha 4 anos, em Paraty. Me reconheçi muito na sua organização e achei muito legal compartilhar as dicas!!
    Estou super interessada nos produtos de limpeza que vc usa. A onde vc compra? e qual tipo? (vinagre de que?...)
    E o segundo ano que eu faço sabão com oleo reciclado e com 5 litros consigo lavar toda louça, roupas de molho e manchas (não na maquina) durante 8-9 meses!!! Rende muito! Se vc tem interesse, eu posso te passar minha receita!
    Prazer conheçer (@ssim)!
    Peggy

    ResponderExcluir
  6. Olá Peggy! Fiquei super feliz em conhecer sua experiência. Partilhe sua receita conosco!
    Eu costumo guardar o óleo para fazer sabão e já fiz algumas vezes. Moro em uma zona rural e todos na vizinhança fazem, um grande exemplo. Costumo usar óleo essencial neles para dar "aquele cheirinho" que faz falta.
    Abraço!

    ResponderExcluir