terça-feira, 10 de maio de 2011

O pão nosso de cada dia...

Pão Integral da Sol

Muitas pessoas queridas pedem a receita de meu pão integral. Eu queria fazer um vídeo, mas sabem como é, vida de mãe tem dessas coisas, o tempo fica todo preenchido com carinhos e beijinhos, portanto, segue a receita. Na verdade não tem nada de mais, pois sempre procuro manter as receitas mais básicas, para poder modificar e adicionar gostos e sabores diferentes sem problemas se precisar.

Receita básica
1 Kg de farinha de trigo branca
250gr. de farelo de trigo fino (para mim a farinha integral fica cara)
1 colher de sopa fermento biológico seco
1 colher de sobremesa sal
2 colheres de sobremesa cheias de açúcar (branco ou mascavo) - opcional
1/2 copo americano de óleo (soja ou milho)
água morna até dar o ponto.

Como fazer:
Em uma bacia, despeje a farinha, o farelo, sal, açúcar, óleo e fermento em uma cavidade feita no centro, como uma cova. Despeje água morna aos poucos e faça uma papinha com este fermento no centro usando as mãos. Depois, vá juntando o restante da farinha e adicionando água aos poucos. Vá amassando até formar uma massa lisa que se solte das mãos, se ficar grudando, coloque mais um pouco de farinha.
Deixe crescer com um pano por cima em local aquecido, como forno ou ao sol (eu coloco um saco plástico por cima).
Quando dobrar de volume (menos de uma hora), amasse novamente e deixe crescer, dessa vez pode ser dentro de casa mesmo. Depois que a massa dobrar de novo (uns 40min), amasse novamente e coloque no formato que desejar em forma untada, deixando crescer crescer pela última vez por mais uns 30 minutos. Asse em forno quente até ficar dourado. Para saber se está assado, dê umas batidinhas, deve fazer um barulho de oco, como um tambor seco.

É isso, vá fazendo que vai pegando o jeito.
Se quiser mais docinho, diminua o sal e aumente o açúcar, se desejar com banana ou frutas, é só adicionar na hora de colocar na forma e assim por diante, esta massa é básica, dá para fazer em qualquer formato ou sabor.

Espero que seja útil à saúde e ao paladar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário