domingo, 1 de maio de 2011

A longa jornada da criação de filhos

Ontem foi aniversário de minha filha mais velha, uma enorme alegria!

Ser pais involve também vivenciar várias fases dos filhos, ser pai e mãe de um bebê é totalmente diferente de ser pais de um adolescente. É natural ter mais facilidade com uma fase e mais dificuldade com outra, porém, seus filhos continuam aí e, a partir do momento em que fazemos a escolha por termos filhos, precisamos compreender cada fase, deixar a outra fase para trás e seguir adiante tirando o melhor de cada uma delas, pelo bem de todos.
Expressões comuns do tipo "aborrecente!", "crianças é uma peste", ou algo assim que certamente brotam na boca de quase todos nós em momentos de irritação absoluta, só servem para criar distanciamento que, após  alguns anos, se tornam instransponíveis e  material para consultório de psicólogo.
Uma vez minha mãe me contou uma história da qual jamais esqueci. Eu já era mãe de uma filha e, naquele momento, aprendi algo valioso para a educação com minhas filhas:
Minha mãe reencontrou uma amiga de infância e, durante a conversa, minha mãe disse "minha família sempre me tachou de rebelde e inconsequente, e isso me marcou até hoje, já cresci e eles continuam me vendo assim".
A amiga dela disse que isso era normal, principalmente em famílias grandes, para diferenciar uns dos outros, vão classificando-os e isso acaba determinando comportamentos que nem correspondem mais.
Daí em diante sempre fiz questão de dizer para as minhas filhas a seguinte frase: "- Você não é assim, mas está sendo assim. Pode escolher continuar sendo assim ou mudar, tudo passa."
Por vezes minha segunda filha ouviu de minha família: "-Essa aqui é a mais custosa!" Custosa é uma expressão daqui de Goiás que quer dizer "que dá mais trabalho" e eu sempre fiz questão de dizer a ela a frase assim em momentos nos quais ela se sentia triste por ouvir isso e nós evitamos ao máximo taxar nossos filhos.
Uma vez, esta mesma filha estava em um momento, digamos assim, mais "custosa",e ela mesma estava ouvindo muito isso de outras pessoas. A irmã dela a chamou de "custosa", em provocação e ela veio correndo para mim e disse: -"Mãe, ela me chamou de custosa. Eu não sou custosa né mãe, eu "estou custosa". Achei tão fofo!
Nascemos com infinito potencial, a vida nos leva por infinitas possibilidades de caminhos e cabe aos pais inicialmente orientar os filhos para saberem fazer boas escolhas pois a vida, no final, consiste nisso, boas escolhas durante o caminho.
Minha filha mais velha é uma adolescente agora, cheia de hormônios e emoções, dúvidas e certezas e, por mais que traga sua personalidade com ela, é uma pessoa inteiramente nova, e estamos escolhendo caminhos para vivenciarmos esta Agnes de agora, sem apego à parte boa de antes, ou cristalização à parte ruim de antes, abertos e receptivos ao que vier. Ela, assim como nós, está escolhendo seus caminhos, mudando, crescendo e nós também, juntos em uma jornada para toda a vida onde estamos todos tentando acertar, generosidade sempre!

E viva as pizzas em comemoração!
Essa foi de chocolate, hummm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário