sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pão Integral - alguns segredinhos...

Muita gente me pergunta como faço meus pães. Estão ficando famosos! Confesso que na verdade escolhi a receita mais simples que pude, porque gosto de ter receitas que me permitam criar caso queria e minha receita, já postada aqui, é assim.
Durante os anos fui aperfeiçoando algumas coisas que realmente fazem a diferença e quero partilhar com aqueles que desejarem utilizar minha receita para terem uma alimentação mais saudável:
1. Amassar o pão mais de duas vezes: antes eu queria que os pães ficassem logo prontos, claro. Mas com o pão a pressa é inimiga da perfeição. O pão mal amassado esfarela, fazendo com que muito se perca. Resultado, hoje amasso uma vez, ponho para crescer no sol ou em ambiente aquecido, depois amasso novamente mais um pouco, deixo crescer novamente e só então amasso novamente e coloco na forma no formato que quero o pão. Por conta do aumento do tempo para fazê-lo (mais ou menos 40 minutos entre cada uma das amassadas) faço mais pães por vez.
2. Tempo de forno: esse é outro detalhe importante. O pão caseiro não tem conservante, por conta disso, se não estiver bem seco ou bem assado ele mofa. Já perdi muito pão mofado por conta disso. Eu tenho um forno muito forte, por isso depois que os pães crescem e douram eu abaixo o fogo para que a humidade de dentro dos pães se evapore lentamente. Confesso que ainda estou aprendendo com meu forno e acabo dourando o fundo mais do que deveria. Mas é assim mesmo, cozinhar é pratica, não tem mistério, pratique até aprender e achará fácil, fácil.
3. O uso da farinha integral: eu realmente não compro farinha integral, faço com farelo, mas com farinha integral o pão ficaria bem mais nutritivo, portanto, quem não tem um batalhão para alimentar e precisa economizar como eu, use farinha integral mesmo, de preferência orgânica! Sua comida é seu melhor remédio, vale a pena investir nela.
No mais, use sua criatividade e adicione o que desejar ao pão, principalmente amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário