segunda-feira, 25 de julho de 2011

Casamento duradouro - minha própria experiência

Hoje completo 14 anos de casamento, nossa, parece incrível para nossa época!
Consegui!
Sim, dei muita "sorte" de encontrar-me com o George. Nos conhecemos quando eu tinha apenas 10 anos de idade, fiquei amiga da irmã dele, mudei-me, muita coisa aconteceu, ele ficou noivo, eu namorei bastante, e nos reencontramos quando eu tinha quase 21 anos.
Foi um romance apaixonado e de muitos, muitos sinais do destino, sentimo-nos enebriados com a mágica de nosso relacionamento, somos um o amor da vida do outro.
Os anos se passaram e tivemos que enfrentar muito mais do que estávamos preparados. A experiência, a vontade de continuarmos juntos por uma família unida e feliz para nossas filhas e para nós mesmos e a coragem de superar diversos obstáculos pessoais e que a vida nos trouxe foram crucificais para que chegássemos até aqui vivos, cheios de amor, ainda olhamos um nos olhos do outro e nos encantamos, sentimos a paixão viva, rimos juntos, conversamos o tempo todo, queremos ficar juntos sempre.
Segredo não existe, cada um encontra um caminho, mas sei que existem sim algumas diretrizes que funcionam e quero partilhar com vocês:
Aguentar as pontas - um dia ouvi uma frase, não me lembro bem onde, que dizia: "se quiser conhecer a felicidade no casamento, fique com a mesma pessoa por muito tempo". A frase solta assim  não parece dizer muito, mas realmente, para que desenvolva laços verdadeiros, para que se adapte aos defeitos (passando a fase de querer mudar um ao outro sempre), para encontrar um caminho de aceitação e amor mais profundo, é preciso sim permanecer. Fique com a pessoa, lembre-se porque se apaixonaram, como foi tão intenso e inconfundível que te fez ter coragem de dividir uma vida com esta pessoa. Ele ou ela ainda está lá, só que, como você, enfrenta um monte de dificuldades de adaptação, traumas de infância, mil coisas que a vida impõe para nós adultos e que são realmente difíceis e tudo afeta o relacionamento, só com tempo o amor amadurece ao ponto de sentirmos que aquela pessoa nos ama apesar de tudo e nós a ela, e não estou falando de perder o encanto e nem de virarem irmãos, isso é coisa de quem não quer amadurecer na relação. A intimidade traz sim ao relacionamento cara de coisa mais familiar, como não seria, convivem o dia todo juntos, mas o amor homem mulher está lá sim, foi ele ou ela a quem escolheu!

Manter-se criança - não acho bacana quem não cresce, não amaduresce, mas vejo tantos casais parecendo velhos... aquela chama da alma viva parece que murchou diante da seriedade da vida, das obrigações e o casamento vai pras cucuias... A paixão, o amor, são leves, são alegria, é preciso rir, saber continuar se divertindo e rindo da vida, rir juntos, saber brincar, reservar esse espaço de dar uma flor, de fazer brincadeira, de saber que ainda se está vivo, mesmo com tantas coisas difíceis por vezes minando a força.

Aceitar - Aceitar parece acomodação, mas não é. Aceitamos quem amamos se excluir. Quando escolhemos nos casar com alguém, formar família, é preciso incluir, assim como ser incluído, como membro definitivo da família. Acho, sinceramente, um absurdo pai ou mãe serem descartáveis, não deu certo com seu pai, tchau para ele. Claro que não dá pra generalizar e cada caso é um caso, mas essa posição incômoda de não poder ser você mesmo em sua própria casa, em sua família, em ser aceito como se é, é muito ruim para relação, sufoca e faz com que se tenha a necessidade urgente de... liberdade! Muitos casais sentem-se sufocados na relação.

Encontrar uma nova maneira de viver e se adaptar a ela - quando somos crianças, vivemos como crianças, quando somos solteiros, vivemos como solteiros e, embora seja óbvio que quando somos casados, vivemos como casados, muita gente se casa e fica com saudades do que vivia e isso gera enorme conflito na nova relação, sofrimento para todos os que estão envolvidos e o casamento vira duas pessoas individualmente vivendo juntas. Casar exige encontrar uma nova maneira de viver, de viver melhor! Somente se entregando vai encontrar felicidade no casamento. Sim, exigem crescimento, exige que a gente se melhore, mas também quando solteiro enfrentamos dificuldades, faz parte das etapas da vida. É tão bonito ver um casal que caminha junto e encontra felicidade nisso, uma vez que escolheu se casar (casar não é obrigação, é uma opção). Partilhar planos, combinar saídas sozinho ou momentos em família, enfim, saber que tem alguém ali para partilhar, dividir e com quem contar, não alguém para controlar, prender ou tirar algo de você.

Eu meu amore continuamos encontrando caminhos juntos a cada dia, enfrentamos muitas dificuldades no passado e superamos diversas, diversas mesmo. Em muitos momentos tivemos vontade de seguir cada um o seu caminho mas, a cada etapa conquistada, o amor se renova e nos tornamos mais unidos, só permanecendo pudemos vivenciar isso. Que cada um encontre seu amor, encontre seu caminho e supere suas dificuldades, pois realmente amar sempre vale a pena!

2 comentários:

  1. Inspirador!! Bom saber que casamentos assim existem porque não é fácil encontrar por aí pessoas dispostas a serem companheiras umas das outras não é mesmo?

    Vocês são muito bonitos e inspiram muitas pessoas! Que o amor e a alegria floresçam sempre com vocês!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Inspirador Sol!! Obrigada !!! nós jovens precisamos acima de tudo exercitar a paciencia!!! bjs na familia floresta

    ResponderExcluir