quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Importância de Brincar

Nada ensina mais que uma experiência verdadeira.
Minhas filhas estão em férias e, como estamos sem carro, não estou podendo levá-las a lugar algum o que causa um certo tédio nelas. Ficam me pedindo para sair, dar uma volta, fazer algo... mas com minha rotina de mãe de criança pequena, casa, trabalhos... enfim, acabo, como a maioria, me consumindo na rotina e não tendo tempo para muitas brincadeiras.
Gosto muito de assistir a Super Nanny, principalmente a inglesa, de quem sou realmente fã. Acho lindo o trabalho de harmonizar uma família de cada vez, deixando para sempre uma semente de como podem ser melhores entre si. E tenho observado dois pontos crusciais em praticamente todas as mães que abordam. Um é que as mães abordadas, em geral, são aquelas que abriram mão de tudo para cuidar dos filhos e acabam se perdendo na função, ficando literalmente frustradas e esgotadas, um perigo eminente para toda boa mãe, eu me vejo sempre diante desta balança entre cuidar bem e não se anular, por isso sou tão ligada em rotina para conseguir fazer o que preciso e devo fazer que é ter uma família feliz e bem cuidada com uma mãe presente e amorosa e não deixar de me nutrir como pessoa e profissional, sem que um signifique abrir mão do outro porque sei o quanto dói para uma mãe deixar seus filhos para seguir uma carreira, normalmente causa sentimento de culpa e traumas para as crianças, fora o cansaço inevitável de tentar se dividir sempre.
Mas, continuando, outro ponto essencial, talvez o mais importante, diante do que vejo em termos de resultado real nas famílias, como uma cola que une em amor, é tirar tempo de lazer juntos. Parece incrível, mães se desdobram em mil para oferecer boas refeições feitas em casa, uma casa limpa e organizada, educação de qualidade, saúde, higiene pessoa, enfim, milhares de coisas todos os dias incessantemente, e uma tarde de brincadeiras, estando realmente presentes, se envolvendo com prazer, faz com que tudo faça muito sentido, traz alegria, o tempero do amor.

Ontem tive uma experiência dessas com as meninas, foi tão delicioso e envolvente que nem me lembrei de fotografar, mas está tudo aqui, registrado em nossos corações, vou contar:
Estamos em época de festas juninas e as meninas queriam experimentar os vestidos que vestirão na quadrilha da escola semana que vem e queriam que eu ajudasse com a coreografia. Eu estava, sinceramente, no meio de um estudo pessoal bem envolvente, foi quando pensei, quer saber, vamos lá. Me vesti também, colocamos vestido até na pequenina, nos maquiamos, ligamos o som com música de festa junina, fizemos pipoca e suco, até fichinhas para comprar as comidinhas fizemos.
Chegaram visitas, nossos querido casal de amigos, Black e Linda,e entraram na brincadeira.
Foi a maior farra, nos divertimos de verdade, morremos de rir. Em um determinado momento, percebemos que não tinha homem para fazer o par. Lá fomos eu e Miriá compor o figurino, ficou hilário.
Miriá escreveu o que a pessoa que conduz a quadrilha tem que dizer, e eu dizia tudo errado, as meninas caíam, erravam os passos, foi muito, muito bom mesmo. Em cerca de duas horas que pareceram muito mais, fizemos algo que sei que jamais esqueceremos.

6 comentários:

  1. Belissimo Sol,
    Realmente os pais de hoje em dia tem se esquecido de conviver de forma mais profunda com seus filhos, pensam em dar-lhes as melhores escolas, os melhores cursos, os melhores esportes, no entanto, não se preocupam em compartilhar com eles seus sentimentos, em descobrir quais foram as lágrimas que eles nunca choraram, poucos se preocupam com seus sonhos, ou mesmo em dividir com eles nossas experiências dolorosas para que eles aprendam a caminhar sozinhos. Você Sol é um exemplo para todos os pais e mães desse mundo, você sabe extrair beleza e amor das coisas simples e tem a arte de fazer disso uma grande festa. Adoro vocês sempre
    Beijo Forte

    Diego Souza

    ResponderExcluir
  2. Um "círculo virtuoso" é acionado quando se flui numa corrente positiva. Tudo muda e amigos são trazidos a ela! Uma grande lição de vida, filha.

    ResponderExcluir
  3. Fico realmente feliz em saber que estão curtindo juntas os momentos mais preciosos de nossas vidas "O crescimento dos filhos". Amanhã fará parte do arquivo das melhores vivências, as brincadeiras. É disso que sinto falta sempre que lembro dos meus filhos queridos. Ainda bem que a vida é eterna e se perpetua a casa geração, podendo redesfrutar desses momentos tão divertidos e verdadeiros. Em breve estarei por perto para me redeliciar nessas brincadeiras. Esse é o prazer maior, fazer amor, isso é fazer amor!!!Amor. mam's & vov's

    ResponderExcluir
  4. que delícia sol!!
    eita época boa essa no cerrado, festa junina!! aqui no rj não tem graça, o povo aqui não sabe o que é ser caipira, como nós, goianos/brasilienses!!
    fiquei morrendo de vontade de participar do arriá das meninas!! estão muito lindas, a Miriah Lua tá a cara do George!!
    beijos p família floresta!!
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. tenho muitas lembranças do meu pai brincando comigo, até paquita ele encarava, mas infelizmente não me lembro desses momentos com minha mãe, vou até perguntar! rs rs rs ! bjs Fabi

    ResponderExcluir
  6. Solll...vc é tudooooo....fiquei imaginando toda a cenaaaa e senti daki todo o amorrrr...
    bjussss, queria ir aí enqto estão crianças pra desfrutar um pouco de toda esta energia...

    bjs, mãe-mulher maravilhaaaa....te amoooo!!
    Tão lindas demais as meninassss...foto lindaaa!!

    ResponderExcluir