domingo, 29 de setembro de 2013

Reflexões sobre o Amor

             Viver para mim é uma jornada fascinante, mágica, por vezes quase impossível, mas essencialmente de crescimento pessoal. Não algo tenso, mas uma oportunidade linda de melhorar-se.
Neste aprendizado procuro observar, ler, os que admiro e todos os mestres e mestras, sem exceção falam do amor de uma forma que vai se descortinando a cada dia para mim.

            Hoje, mais experiente nos assuntos do coração e nos aprendizados da vida, entendo o amar alguém como um exercício que vai se tornando mais e mais fácil. Inicialmente, quando somos mais novos, é algo espontâneo e natural, porém imaturo. Gostamos e deixamos de gostar de alguém com a mesma facilidade. Depois, uma opção mais consciente e inclusiva, procurando melhorar-se através do amor, ajudar ao próximo e fazer o bem.
Para amar é preciso: AMAR.
          Todos somos capazes de ver o que há de errado ou esquisito, do nosso ponto de vista, em alguém. Quanto mais refinada nossa sensibilidade, mais fácil é de ver, inclusive o que não vemos com os olhos mas podemos sentir.
          Mas e daí? Amar não é tão arriscado, não significa ser bobo ou ter que conviver com quem não temos afinidades, é algo mais profundo, uma generosa solidariedade, estender a mão ao belo que há, e sempre há, em alguém. Quando nos abrimos a esta possibilidade e a exercitamos, o amor flui com muito maior facilidade e a compaixão é o próximo passo lógico.
      A maioria das pessoas é como é por ter passado por experiências desagradáveis que a marcaram, acabando por aprisioná-la em opções de comportamento nocivas a si e aos outros. Quando se sentem amadas, ainda que por estranhos que agem de forma gratuitamente generosa, simpática ou com compaixão para como eles, uma janela se abre para a mudança, é lindo de ver e, curiosamente, cada vez mais fácil à medida que se exercita.
         Longe de mim dizer que o amor é um exercício, pois o amor SIMPLESMENTE É. Porém, todos bloqueamos o amor em algum momento, principalmente os que passam por muita dor e sofrimento. Para que o amor volte a fluir é preciso permitir, com a prática e fé, reabrindo o caminho que é natural em todos.
AME!


Nenhum comentário:

Postar um comentário