sábado, 20 de agosto de 2011

Educação das Crianças de Hoje - Gentileza gera gentileza


O que está acontecendo com as educação das crianças?
Onde foram parar a gentileza, o sorriso, o por favor, o obrigado, o aperto de mão e o abraço?
As crianças e adolescentes com quem convivo, quase unanimemente, parecem não se importar com esta troca tão gostosa de gentilezas que são os cumprimentos e encontros.
Com raríssimas excessões o que acontece é o adulto chegar para a criança, com um sorriso gentil nos lábios e coração aberto dizendo:
- Olá!! Que criança linda, tudo bem?!!!
E a criança (quando olha), dá aquele olhar distante, gelado, sem sorriso ou resposta. piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Os jovens ou crianças maiores, cumprimentam, dando a clara mensagem de estarem cumprimentando somente porque a mãe pediu, o cumprimento é seco, as respostas curtas e o sorriso, inexistente ou amarelo, seguido de rápida retirada para seu mundo particular. Sinceramente?: Credo!

Vou contar uma experiência pessoal curiosa: uma amiga tem uma filha que nunca me cumprimentava, conheço-a desde bebê e ela fazia questão de jamais me cumprimentar de volta   (e minha família - e qualquer outra pessoa, não era pessoal), mesmo eu sendo suuuper calorosa. Era simplesmente o auge do desprezo. Ela foi crescendo e a atitude horrorosa continuou. Um belo dia falei com ela que não gostava da maneira como ela me cumprimentava, que eu iria parar de cumprimentá-la - isso na frente dos pais dela que, pasmem, riram sem graça. E foi o que fiz. Os pais perceberam, mas não fizeram nada.
Parece meio infantil mas toda criança é um adulto em potencial e muitas vezes sabe o que faz. A garota simplesmente ficou sem reação! Foi bem interessante porque o adolescente não está acostumado a tratar como é tratado. Todas as vezes que a víamos era simplesmente desconcertante para ela, que passou a tentar me cumprimentar, procurando meu olhar, a todo custo. Eu sabia que era necessário aquele distanciamento, não era maldade ou imaturidade, estava tentando fazer com que a experiência demonstrasse o que as pessoas sentem com a atitude dela.
Passado algum tempo, encontramos a família e cumprimentei-a calorosamente, como se nada tivesse acontecido e ela retribuiu com toda educação. Sem palavras ela compreendeu o quanto é bom ser querida, receber atenção e carinho. Jamais voltou a acontecer.
Acredito que educar dá trabalho sim, é um exaustivo exercício de memorização de atitudes através da orientação e exemplo, porém, muito menos exaustivo é ter uma criança que aprendeu os princípios básicos na infância do que ter que conviver com maus hábitos por uma vida toda.
Minha filha de 1 ano e 8 meses diz (de coração) por favor, obrigada, oi, tchau, mesmo eu tendo que repetir isso para ela todas as vezes que encontramos alguém e mesmo sendo difícil para ela, com sua timidez e idade. Eu simplesmente não vou embora enquanto ela não fala. Lógico que não obrigo de forma não carinhosa, mas demonstro com meu exemplo ou desaprovação na voz que isso é o certo a fazer, por mais que não seja natural no início.
A gentileza é um dos principais passaportes para uma vida agradável em sociedade, a gentileza com caráter então, são o supra-sumo da boa convivência: quem não gosta de conviver, trabalhar, casar-se com alguém que sabe ser gentil e, ao mesmo tempo, ético. E pode ter certeza, isso pode ser ensinado, embora seja cansativo.
Repito o que sempre digo: tornar-se pais é assumir para si, em acordo com Deus, a responsabilidade por deixar seres humanos por um mundo melhor!

Um comentário:

  1. Amiga,

    Vc sabe que vc é minha bíblia da educação!!!
    Adoro sua forma carinhosa e amorosa de colocar limite e eixos nas crias...
    Preciso muito aprender com vc.
    Vejo que muitas vezes, nós pais deixamos passar uma atitude por ser uma criança e isso se reflete no ser adulto. Se não podamos o negativo agora é muito pior cortar depois.

    Ps: só pra constar, eu não sou a mãe do caso acima, mas concerteza terei meus casos e tento lidar de maneira a encerra-los. A vida é um aprendizado!!


    Amo vc minha amiga

    ResponderExcluir